DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Auto medicação...o sonho de Edward Bach

Este é um assunto delicado porque envolve, além do tema proposto, a proliferação da oferta de florais prontos, atualmente vendidos em farmácias, drogarias e até em pet shops, e o fato de ser escrito por uma terapeuta floral. Pode dar a impressão de estar “puxando a brasa .....”
Posso dizer que escrevi movida por preocupação, por respeito, enfim, por interesses vários...mas prefiro deixar que vocês, leitores, tirem suas próprias conclusões após a leitura do texto.
Vocês têm aqui, muitas informações que podem colaborar para a auto medicação, afinal, era essa a proposta do criador do primeiro sistema floral, Edward Bach.
No entanto, essa questão da auto medicação, exige reflexão e uma análise mais profunda.
Freud, Jung, Adler, Reich e outros, todos contemporâneos de Bach, influenciaram e mudaram de forma irreversível a visão do ser psicológico.
No decorrer do século XX outros teóricos foram surgindo com novas teorias. A maioria deles se dedicava à Medicina tradicional mas partiram para os estudos da psique humana.
Porém, com exceção de Jung, o aspecto espiritual, a ligação cósmica com o Universo, a cura pelo Amor, não foi a pedra de toque em suas abordagens. Os tratamentos propostos eram prolongados e onerosos.
Os grandes mestres se tornaram “estrelas” pouco acessíveis.
Nada disso tira o mérito dessa geração, ao contrário, revolucionaram toda uma sociedade e uma filosofia de vida. O mundo nunca mais foi o mesmo depois deles.
Então é preciso considerar que Bach viveu numa época de grande efervescência e revolução nos estudos da psique humana. No entanto, preocupou-se mais com o aspecto espiritual. Ele era médico sanitarista e trabalhava com doentes hospitalizados, acometidos de doenças físicas diversas. Voltou-se então para os estudos da Homeopatia e daí para os florais, foi um caminho natural, devido, exatamente à sua abordagem: o ser é essencialmente espiritual. A doença é resultado do desequilíbrio entre o corpo e o espírito, que ele chamava de Eu Superior. Talvez, por trabalhar com pessoas hospitalizadas, sem muitas condições de iniciar e manter um prolongado tratamento psicológico, pensou numa forma de aliviar o sofrimento humano, oferecendo-lhes um caminho que pudessem trilhar sozinhas. Porém, eram outros tempos, outros problemas, outras morais sociais. Não era tão difícil, para alguém que se interessasse em aprender sua teoria, alcançar um nível aceitável de auto conhecimento, condição primeira para quem espera bons resultados com o uso dos florais.
Hoje a situação mudou radicalmente. São tantas as transformações e tão rápidas que não há tempo para processá-las. Nossa psique é bombardeada diariamente. Basta ver os estados de ânimos das pessoas. Parecem estar numa gangorra. Um dia no alto...outro no chão...
Ninguém consegue atingir um grau de auto conhecimento satisfatório sem ajuda de outro, que faça o papel de um “espelho” e, que seja capaz de devolver uma imagem “não espelhada”, porque toda imagem no espelho é vista ao contrário. Eu costumo dizer que se tentarmos ver uma mosca pousada em nosso nariz, certamente a veremos distorcida. Também é assim com nossas falhas. É preciso uma certa distância para vê-las e reconhecê-las. Isso não é tarefa fácil. A urgência das nossas necessidades cotidianas, a voracidade em “viver a vida”...tudo colabora para nos voltarmos mais para o exterior e muito pouco para nosso interior.
Quem consegue se auto analisar, auto reconhecer, ou ter tempo e dinheiro para uma psicoterapia tradicional (uma vez por semana, no mínimo)? Infelizmente, poucos.
Por isso as terapias holísticas, esotéricas, alternativas, complementares...e os livros de auto ajuda fazem tanto sucesso...
Quando não dão a receita pronta, cortam o caminho para se chegar ao âmago.
Tá errado?
Eu me abstenho de julgar, mas me vejo na obrigação de esclarecer alguns pontos.
.Usar florais é fácil. Difícil é saber qual a essência que vai , efetivamente, ajudar nas nossas dificuldades.
.Florais prontos são como horóscopo de jornal. Vale para cada um e para todos. Podem até fazer o efeito esperado, principalmente porque há uma necessidade que induz a pessoa a acreditar. É o imaginário e a força de sugestão que podem estar agindo. É como os medicamentos para emagrecer...só funcionam enquanto tomados. Na primeira pausa, o peso volta, geralmente em dobro. (veja minha matéria sobre Obesidade).
. Os florais revolvem nossas estruturas internas. Raramente provocam reações desagradáveis, mas pode acontecer, uma vez que trazem à tona, conteúdos geralmente desconhecidos pela pessoa. Isso pode causar, desde um desconforto incompreensível até mesmo uma catarse mais forte. E a quem recorrer? Certamente a alguém que saiba trabalhar com os florais, que tenha preparo e conhecimento do sistema floral.
.Também tenho dúvidas quanto à procedência das essências utilizadas pelos fabricantes. Não me refiro à pureza, à qualidade, à maneira de preparo, mas sim à forma como são apresentadas.
Outro dia, num Pet Shop perguntei ao balconista se aqueles florais eram de Bach. A resposta foi sim. Então, peguei um frasco e, para minha surpresa, na composição não havia nenhuma essência de Bach. A única referência ao Bach era quanto ao modo de preparo das essências.
Acho isso uma enganação. Provavelmente, não deliberada. É pura falta de informação, de conhecimento.
Fica muito claro que escolher um floral apenas pelo título no rótulo de um vidro ou por uma lista de sintomas descritos num livro ou num texto, é fácil. Era o sonho de Bach, mas a Humanidade trilhou caminhos que ele não conheceu e os ajustes se fizeram necessários.
Um deles é procurar ajuda de um profissional competente, em quem possamos confiar nossas dores e prazeres mais íntimos e só assim resgatar nossa harmonia e equilíbrio entre o Eu terreno e o Eu Superior.
Sonia Rocha – Terapeuta Floral

Matéria publicada no site http://www.luz-e-terra.com.br/

10 comentários:

  1. Olá Sônia. Parabéns pelo seu blog, muito esclarecedor. Gostaria de fazer uma consulta. veja se pode me ajudar. Minha filha de 17 anos, a três dias de sua primeira e muito desejada viagem para fora do país, de avião, acompanhada de uma tia, apresentou um quadro de grande ansiedade. Diarréia, enjôo e choro. Sem condições de fazer uma consulta médica, pedi ajuda a uma psicóloga amiga e ela me disse para dar o Rescue, 5gotas 4x ao dia. Já no primeiro dia, hoje, melhorou o estado geral. Também entrei com o carvão vegetal. Estando se sentindo bem ela deve manter o Rescue durante toda a viagem de dez dias? Agradeço muito a atenção, mesmo que não possa me responder. Um abraço, Míriam.

    ResponderExcluir
  2. Olá Miriam, agradeço sua visita e esoero que volte sempre.
    Quanto ao Rescue, é bom que sua filha continue tomando durante a viagem. Há outros florais mais específicos para o medo de avião, mas sem uma consulta mais profunda, fica dificil indicar. Então, que ela fique no Rescue. Vai ajudar muito sim.
    Boa viagem prá ela e um grande abraço.
    Sonia Rocha

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! vc consegue sutilmente diferenciar consulta de terapia. O que muitas vezes não é muito claro para a maioria das pessoas, digo pq trabalho com pessoas que não têm esse nível de entendimento. E, esclarecer com objetividade "0 sonho de Bach", quem dera, as pessoas fossem capazes de se avaliarem e, auto medicarem com destreza.
    um abraço, Agnes.

    ResponderExcluir
  4. estou encantada com os florais de Back comecei apoucas semanas mas já sinto o efeito positivo

    ResponderExcluir
  5. ola sou de santa catarina tenho sindrome do panico nao aguento mais gostaria que vc me desce o nome de um floral pelo amor de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,por favor, escreva-me no e-mail que está no início da página.
      Obrigada pela cisita. Um abraço

      Excluir
  6. Olá Sonia, parabéns pela excelente explanação!!! Também sou terapeuta floral entre outros, há mais de quinze anos e este é um tema que venho há alguns anos tentando fazer com que as pessoas entendam e que você colocou de forma magistral!
    Um grande abraço,

    Lena Rodriguez

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia. Gostei do que escreveu sobre os Florais, e principalmente sobre Bach. Só posso acreditar que os florais vieram para este mundo, pela bençao de nosso pai celestial, nas mãos de Edward Bach. Eu tomo os Florais a dois meses e alguns dias, ja na primeira semana eu me sentia outra pessoa. Foi a melhor coisa que apareceu na minha vida e até hoje. Enquanto eu estiver viva, irei indicar os Florais de Bach. Pois sou a prova viva que podemos viver a vida de uma forma plena, feliz e bela.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a todos pela visita e pelos elogios. Para consulta, por favor, mandem e-mail. Não é possível responder por aqui. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.