DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


terça-feira, 15 de junho de 2010

PRECISO DE UM FLORAL...PODE ME INDICAR?

Recebo, diariamente, contatos de pessoas pedindo ajuda. Querem que eu indique floral para as mais diversas dificuldades. Minha resposta é sempre a mesma. Sugiro que leiam os textos aqui publicados  e entrem em contato comigo, via e-mail. Não tenho obtido muito sucesso.  Poucas pessoas aceitam minha sugestão. Comecei a questionar qual o motivo que as impede de ir em frente na busca por ajuda.
Cheguei à conclusão que a maioria tem uma visão irrealista do que seja uma terapia.
Terapia é um processo. No caso específico dos Florais, um processo mais rápido, sem dúvida. Menos dispendioso também. Mas, como todo processo, leva um tempo para ser completo. Tem começo, meio e fim. Requer envolvimento e, principalmente, persistência. Não se deve esperar que um frasco de floral vá resolver um problema cristalizado, ou transformar atitudes que levaram anos se repetindo. Quando buscamos ajuda para resolver um problema emocional, devemos considerar que não estamos aptos para resolvê-lo sozinhos. E quem vai nos ajudar precisa nos conhecer, conhecer nossa história. Saber ler nas entrelinhas do que falamos, perceber as resistências que adotamos como defesa, mostrar que existem portas que podem ser abertas e permitir  que sejam escolhidas conscientemente. Isso leva tempo. Tempo que vai ser determinado pela disposição em aceitar ajuda.
Durante a Terapia , nossas emoções vão emergindo e as fórmulas, geralmente vão sendo substituídas. Na verdade, a queixa inicial nada mais é do que  um sintoma de conteúdos internos, arraigados e desconhecidos. A Terapia tem como objetivo primeiro, aliviar os sintomas e preparar o paciente para conectar-se com o seu Eu. Feita essa conexão, o processo terapêutico tem início e deslancha rapidamente.  Nem sempre é um processo agradável. Passamos por momentos de catarse que podem doer. Trazer à tona nossos defeitos, reconhecer nossos erros, não é fácil nem gostoso, mas , uma vez assumidos, perdem a força. Ficamos mais leves. Nosso  interior ganha espaço para novos e melhores sentimentos.
Nossos problemas, aqueles que não conseguimos resolver sozinhos, são como peças de um quebra-cabeça. Tentamos montá-lo de todas as maneiras possíveis e, quando  não conseguimos, reagimos de duas maneiras: desistimos (abandono)ou pedimos ajuda.
Abandonar nossos problemas é dormir sobre eles. Vão continuar a existir e a interferir em nossas emoções. Não considero uma saída saudável.
Pedir ajuda é demonstrar interesse em querer encontrar a solução, se houver. No mínimo, aprender a viver pacificamente  com a incapacidade.
Então, na busca de soluções, escolhemos aquela que nos parece ser a melhor.  As opções são quase infinitas. Terapia Floral é uma delas.
Estudo e uso os Florais de Bach, desde 1997. Sou Psicóloga por formação há 25 anos e atuei por 12 anos. Depois ingressei, por motivos familiares, na área empresarial. Só recentemente , em Agosto/2009, resolvi abandonar minha carreira de Empresária e retomar meu trabalho de Terapeuta. Escolhi o caminho da Terapia com Florais de Bach porque nos ajuda a transformar nossos fantasmas interiores em mestres que nos ensinam com respeito  e amor.
A magia dos florais está justamente na descoberta e na vivência plena do Amor.
Sonia Rocha - Terapeuta Floral

3 comentários:

  1. Soninha postei esse texto em meu blog com os devidos créditos,pois acredito muito no poder dos florais bjs!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.

    meu nome é Natália e estou passando por muitos conflitos internos principalmente pela falta de oportunidade de emprego na minha area e falta de namorado . Existe algum tratamento com florais q eu poderia fazer.

    ResponderExcluir
  3. Olá Natália. Os Florais são de grande ajuda em todos os momentos da nossa vida, muito mais quando estamos em desarmonia, como parece ser a sua situação atual. Mande um endereço para que eu possa te responder com mais detalhes. Agradeço sua visita.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.