DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cães e florais de Bach


Agressividade canina

Já vimos que os animais têm emoções semelhantes às nossas. Porém, sua capacidade para usar mecanismos psicológicos de defesa é mínima. Eles não fazem jogos para disfarçar sentimentos e nunca culpam o outro pelos erros que cometem. Assim como nos humanos, alguns sintomas se revelam no corpo físico, outros, apenas no comportamento. Mas, se as manifestações emocionais são diferentes, a terapeutica é a mesma. Os cães são os animais com os quais convivemos mais intimamente e os que "sofrem" mais com a "humanização". Frequentemente se mostram agressivos.
Vamos entender um pouco o por quê desse comportamento.
Agressividade: atitude arquetípica nos animais em geral. Nos cães é herança de seus ancestrais, os lobos. A agressividade era necessária para manter o equilíbrio da matilha, definindo liderança, hierarquia e garantindo segurança e alimento. Em resumo, sobrevivência.
Supostamente, o comportamento agressivo nos cães, deveria desaparecer, já que suas necessidades são supridas pelos donos. Talvez, com a "humanização" num futuro ainda distante, essa característica própria da espécie, acabe desaparecendo, mas ainda está entranhada na personalidade dos cães. A agressividade pode se manifestar em várias situações mas sempre demonstrada com rosnados, ataques e mordidas. A escolha do floral vai depender do motivo desencadeante da agressão: defesa de território, de alimento, de objetos; medo; dor; dominância. Basicamente temos: Beech para a intolerância; Mimulus para os medos concretos e Rock Rose para medos do desconhecido; Cherry Plum para o descontrole; Holly para manifestações de ciúmes exagerados que levam à destruição, geralmente de objetos e Vine para controlar o sentimento de defesa territorial.
Não é fácil detectar o que, exatamente, é o estopim do comportamento, uma vez que as diferenças são muito sutis. Por isso são importantes uma boa anamnese (com a pessoa que convive com o animal) e uma observação rigorosa antes de se indicar o floral. Outro fator que requer atenção é saber se o animal está sadio. Uma doença pode ser a causa de processos dolorosos, portanto, uma consulta com o veterinário é imprescindível.
Outras manifestações comportamentais que podem ser tratadas com florais: stress, síndrome do abandono, vícios, tristeza, velhice, gravidez psicológica, ansiedade, coprofagia. E todas as doenças físicas têm nos florais, um grande auxilio para que o tratamento médico seja mais rápido e efetivo no processo de cura.
Há muito mais a saber sobre esse tema. Sugiro aos interessados o site http://www.greepet.vet.br/ .
Sonia Rocha - Terapeuta Floral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.