DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


terça-feira, 24 de novembro de 2009

OS FLORAIS ASSISTENTES OU COMPLEMENTARES

Após a descoberta dos 12 Curadores e dos 7 Auxiliares, Bach estudou, experimentou e catalogou mais 19 florais que chamou de Assistentes (ou Complementares), finalizando assim o que dizia ser “sua missão”.
“A vida não nos exige grandes sacrifícios…pede-nos apenas para fazermos a nossa viagem com alegria no coração e para sermos uma benção para aqueles que estão ao nosso redor.” (Edward Bach).
Vou descrever os Assistentes e as informações relevantes para cada um deles.
No Post anterior tem uma relação dos sites consultados, da Bibliografia e Referências.

                                                      CHERRY PLUM
Estado negativo: agressividade; angústia; depressão profunda; desespero; desesperança; melancolia; palidez; tensão; vícios.
Frases comuns no estado negativo: “Tenho a impressão de estar possuído por uma força estranha, que manipula minha vontade”; “Não queira me ver zangado”; “Estou com os nervos à flor da pele”.
Sintomas emocionais: medo de perder o controle e ter atitudes terríveis contra os outros ou a si mesmo; de enlouquecer; desespero.
Sintomas físicos: erupções na pele, gastrite, dor muscular (ombro e pescoço), dor de cabeça, tendência suicida (casos graves).
Na criança tipo Cherry Plum pode-se observar algumas atitudes agressivas: bater a cabeça na parede, jogar-se no chão, agredir os amiguinhos, fazer xixi na cama, etc..
Estado positivo: coragem e tranqüilidade nos momentos de tensão; descontração; força espiritual.
Necessidades básicas: desenvolver o ato de entregar-se com coragem,calma e espontaneidade, mesmo em situações adversas.
Atividades aconselháveis: psicoterapia; cromoterapia, atividades físicas (dança, yoga, natação).
Afirmações de ajuda: “ entrego o controle ao meu Eu superior”; “sinto-me equilibrado apesar das pressões internas e externas”.
                   
                                                      ELM 
Estado negativo: angústia; depressão; tensão; tristeza; inadequação; desânimo; cansaço físico e mental.
Frases comuns no estado negativo: “ Acho que não vou conseguir dar conta de tudo que preciso fazer”; “Sei que sou capaz mas a carga está pesada”; “Gostaria de não ter tanta responsabilidade”; “Tenho vontade de largar tudo”.
Sintomas emocionais: sentimento de inadequação; sobrecarga de responsabilidade; perfeccionismo;
Sintomas físicos: dores musculares, gripes, hipertensão arterial; AVC.
Crianças e adolescentes podem, eventualmente,necessitar de Elm, quando se encontram sob tensão de exames, provas escolares ou sobrecarregadas com atividades.
Estado Positivo: auto-confiança; capaz; eficiente; líder natural; responsabilidade na medida certa; inteligência e talento bem desnvolvidos.
Necessidades básicas: aceitar as imperfeições e ser menos exigente consigo mesmo.
Atividades aconselháveis: relaxamento; tirar férias; viajar.
Afirmações de ajuda: “sempre poderei contar com ajuda”; “não sou o único capaz de realizar uma tarefa”; “tenho tranqüilidade para cumprir minha missão”.
OBS.: Elm se mostra, geralmente, muito positivo. É uma energia que, só temporariamente se manifesta de forma negativa.
Continuarei nos próximos posts...
Sonia Rocha – Terapeuta Floral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.