DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


segunda-feira, 21 de junho de 2010


Em Dezembro passado iniciei um resumo sobre os 19 Florais Assistentes (ou Auxiliares). Por vários motivos, não dei continuidade além dos 4 primeiros. Estou preparada para prosseguir mas antes gostaria de reproduzir essa história, escrita pelo próprio Dr. Bach.




"A HISTÓRIA DOS VIAJANTES" :


"Era uma vez - é sempre era uma vez - dezesseis viajantes que saíram para uma excursão através de uma floresta. A princípio , todos iam bem : porém , depois de ter caminhado durante algum tempo, um dos integrantes do grupo , de nome AGRIMONY , começou a se preocupar quanto a estarem eles no caminho certo ou não. Depois , já de tarde , tendo mergulhado ainda mais na escuridão , MIMULUS começou a ter medo de que tivessem perdido a trilha. Quando o sol se pôs e as sombras aumentaram e os ruídos noturnos da floresta começavam a fazer-se ouvir , ROCK ROSE ficou apavorado e em estado de pânico. No meio da noite , quando tudo eram trevas , GORSE perdeu toda esperança e disse : - "Não seguirei além daqui ; continuem vocês ; ficarei aqui de modo como estou , até que a morte alivie meus sofrimentos". OAK , por outro lado , embora sentindo que todos estavam perdidos e que nunca veriam novamente a luz do sol , disse : - "Continuarei lutando até o fim" , e o fez , de modo corajoso. SCLERANTHUS tinha alguma esperança , mas às vezes sofria de incerteza e de indecisão , esperando primeiro seguir uma trilha e quase ao mesmo tempo , outra. CLEMATIS continuava a caminhar com dificuldade , quieta e pacientemente , mas - OH ! - bem pouco preocupado no que diz respeito a dar ou não ali o último suspiro ou sair da floresta. GENTIAN algumas vezes animava bastante o grupo , porém outras vezes caía em estado de desânimo e depressão. Outros excursionistas nunca tinham medo , a não ser de que seus companheiros desistissem da excursão e , a seu modo , queriam muito ajudá-los. HEATHER tinha muita certeza de conhecer o caminho , e queria que todos os companheiros e seguissem . CHICORY não se preocupava com o fim da excursão , porém demonstrava muita preocupação no que diz respeito a estarem ou não seus companheiros com dor nos pés , cansados ou com suprimentos suficientes para se alimentar. CERATO não tinha confiança em suas opiniões , e queria tentar todos os caminhos para se certificar de que o grupo não estava errado , e o pequeno e dócil CENTAURY queria tanto tornar mais leve o fardo dos outros que estava pronto para carregar os apetrechos de todos. Infelizmente , para o pequeno CENTAURY , ele carregava o fardo dos mais aptos a fazê-lo , pois eles eram considerados os mais fortes.
ROCK WATER , todo ansioso para ajudar , desapontava um pouco o grupo porque criticava o que eles estavam fazendo de errado e , no entanto , ROCK WATER sabia o caminho. VERVAIN também devia conhecer suficientemente o caminho , mas , embora estivesse um pouco confuso , fazia um discurso detalhado sobre qual seria a única trilha que os levaria para fora da floresta. IMPATIENS , outrossim , conhecia bem o caminho da casa , tão bem que estava impaciente com os que eram menos rápidos que ele. WATER VIOLET percorrera anteriormente aquele caminho , e sabia a trilha certa , no entanto , era um pouco orgulhoso e arrogante , o que os outros não entendiam. WATER VIOLET julgava-os um tanto inferiores. Ao cabo , todos foram ao fim da floresta. Agora , eles atuam como guias para os outros excursionistas , que não fizeram a excursão antes e , devido ao fato de saberem que há um caminho que leva até o final , e devido ao fato de saberem que a escuridão da floresta não é outra coisa que as sombras da noite , eles andam como "cavalheiros indômitos" , e cada um dos dezesseis excursionistas ensina a seu próprio modo a lição , dando o exemplo : AGRIMONY dá largas passadas , sem nenhuma preocupação , e faz troça de tudo. MIMULUS não sabe o que é medo ; ROCK ROSE , nos momentos mais difíceis , é a própria imagem da calma , da coragem serena , GORSE , na noite mais negra , fala-lhes a cerca das etapas que serão vencidas quando o sol surgir pela manhã. OAK mantem-se imperturbável durante o mais forte vendaval , SCLERANTHUS caminha com inabalável convicção ; os olhos de CLEMATIS estão postos com alegria no fim da viagem ; nenhuma dificuldade , nenhum contratempo podem desanimar GENTIAN. HEATHER aprendeu que cada viajante deve seguir o próprio caminho , e silenciosamente
vai à frente , a passadas largas para mostrar que isso pode ser feito. CHICORY , sempre esperando ajudar , porém apenas quando solicitado , continua tranquilo. CERATO conhece muito bem as pequenas trilhas que não levam a parte alguma , e CENTAURY sempre busca as pessoas que são mais fracas , que julgam pesado o fardo que carregam. ROCK WATER não sabe mais incriminar ninguém , passa o tempo todo encorajando os demais. VERVAIN não prega mais coisa alguma , porém , silenciosamente aponta o caminho. IMPATIENS não sabe mais o que é pressa , mas se atrasa entre os retardatários para manter o passo. WATER VIOLET , mais como um anjo do que como um homem , passa em meio ao grupo como um sopro de vento ou como um raio glorioso de sol , abençoando a todos." EDWARD BACH , 1934

Um comentário:

  1. Soninha minha amiga,adorei sua visita e fico muito contente que tenhas gostado da oração bjs e desejo muita luz em sua vida!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.