DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


sábado, 29 de agosto de 2009

Florais de Bach e os animais


Fauna, um universo de emoções!


"A compaixão para com os animais é uma das mais nobres virtudes
da natureza humana" - Charles Darwin

Desde a Antiguidade, pensadores já se pré-ocupavam com estudos sobre a vida animal.
Aristóteles, filósofo grego (384a.C/322a.C), acreditava na capacidade dos animais em sentir emoções, aprender, memorizar e utilizar experiências vividas.
São Tomás de Aquino,(1225/1274) em sua filosofia afirmava que os animais têm emoções e que a forma de expressá-las dependia dos processos mentais, sendo estes, mais desenvolvidos nos seres humanos.
Em 1872, Charles Darwin (1809/1882) em seu livro "The expression of the emotions in man and animals" (A expressão das emoções no Homem e nos Animais), reafirmou que as emoções e sentimentos como o amor, a memória, a curiosidade, a atenção e a razão próprias do homem, existem também nos animais, só que em estado latente e pouco desenvolvidas.
Um dos expoentes da nossa época, Richard Pitcairn, escritor e veterinário, reitera as afirmações de
Darwin: “É uma verdade inegável o fato de que os animais têm estados emocionais e sentimentos. Quem convive com eles pode ver isso facilmente...".
A conclusão é quase unânime. Animais são seres emocionais.
E tudo que tem vida e emoção pode se beneficiar com a Terapia Floral, muito usada atualmente, com cães e gatos, por serem a maioria dos animais de estimação. Mas há uma infinidade de experiências que demonstram a eficiência dos florais com qualquer ser do reino animal.
É importante esclarecer que os animais domésticos vêm sofrendo uma "humanização" (cuidar do animal como se fosse gente) e que esse procedimento é muito prejudicial pois eles perdem a identidade e passam a sofrer das mesmas coisas que os humanos sofrem. Daí aquela afirmação "é a cara do dono".
Outra informação muito importante é que somente o veterinário é capacitado para examinar, diagnosticar e prescrever tratamento médico. Os florais não substituem nenhum tipo de tratamento nem medicamento. Agem nas emoções como coadjuvantes, equilibrando-as e auxiliando no processo de cura mais rapidamente. Não há contra-indicação, efeito colateral, interação medicamentosa e nem o risco de víciar o animal. Na maioria dos casos, o dono do animal também deverá se tratar pois se não mudar suas atitudes, será dificil que o animal corresponda com mudanças no comportamento.
O floral não vai atacar a emoção negativa, que resulta em doenças ou comportamentos inadequados. O processo consiste em desenvolver e reforçar a virtude oposta. Esse é o objetivo principal da Terapia com florais de Bach.
"Não é necessário brigar com o que somos, e sim desenvolver as virtudes opostas." - Edward Bach
Sonia Rocha - Terapeuta Floral

2 comentários:

  1. Boa tarde Sonia!
    Preciso de um floral que tire minha ansiedade, sou muito ansiosa e acabo comendo demais, ja fiz todos os exames de laboratorios esta tudo bem, tenho 40 anos 1,55 e 64 kilos,ja fui a endocrinologista e me receitou subtramina,onde nao me dei bem, a sensaçao com este medicamento era de depressao,
    Existe algum floral que reduz a fome,pois não páro de comer, toda hora sinto uma sensação de fome e vou comer, com isso engordei demais.
    A minha compulsividade é enorme,estou passando por crise financeira, e parece que tomar me da uma sensaçao de bem estar, aumenta a serotonina
    Cheguei a ir ao endocrinologista e até tomar medicamento,como fenproporex etc mas acabo engordando tudo de novo.
    Preciso de algo que me deixe mais animada, menos ansiosa e com menos sensação de fome, e assim me ajude a emagrecer.Meu email querido alcolea2000@uol.com.br Vitoria desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, ou Vitoria( não entendi bem se é esse o seu nome). Também fiquei na dúvida quanto ao seu e-mail. pOr favor, escreva usando seu e-mail, ficará mais fácil para eu respnder. Mas sugiro, antecipadamente que leia em RECADOS E AVISOS, algumas informações que podem responder suas questões.
    Obrigada
    Um abraço

    Sonia Rocha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.