DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


sábado, 26 de setembro de 2009

Medo de dentista... Você tem?


Tenha certeza que será difícil alguém responder que não tem medo de dentista. Parece até que é genético. Embora não seja, acomete milhões de pessoas no mundo todo.
Vamos tentar entender um pouco esse mecanismo de defesa. Sim, o medo é um mecanismo de defesa. O problema é que nem sempre nos ajuda. Às vezes só atrapalha.
O sintoma mais marcante do medo é o stress resultante de uma série de reações cerebrais. Os motivos causadores são infinitos mas as reações se processam de formas semelhantes, variando apenas na intensidade com que acontecem. No caso específico, medo de dentista, ele se justifica porque, até bem pouco tempo, a imagem mais comum para a situação era a de um profissional, sobre o paciente, com um ameaçador alicate na mão. E não estava longe da realidade.
Hoje tudo mudou. Equipamentos e tratamentos modernos já não são tão traumáticos. Então, por que o medo ainda se manifesta com tanta intensidade?
Várias razões. Algumas reais, visto que ninguém gosta de sentir dor e, dizer que não vai doer, é balela.
Mas, na maioria das vezes, o medo é gerado por situações imaginárias que desequilibram as emoções.
A boca aberta com alguém olhando lá prá dentro, pode representar uma invasão em nossa intimidade.
Não ver o que está sendo feito dá a sensação de perda de controle.
O som do "motorzinho" parece perfurar o cérebro.
E a anestesia dá a impressão que vamos perder a capacidade de expressão. A imaginação não tem limite.
Relaxar nessas horas é praticamente impossível.
Felizmente os profissionais começaram a se preocupar em olhar o paciente como um ser emocional e não apenas alguém com a boca aberta. O tal alicate caiu no ostracismo. Hoje um tratamento odontológico requer mais do que cuidar da boca do paciente. É preciso cuidar do paciente. Muitos profissionais estão aplicando ou indicando as chamadas terapias alternativas, já reconhecidas e recomendadas pelo CRO, no sentido de minimizar o desconforto durante o tratamento. . Algumas experiências demonstram resultados bastante animadores. Entre elas está a Terapia com os Florais de Bach.
Rescue no dia da consulta ajuda muito, mesmo às pessoas que, aparentemente, não se intimidam. Seria de muita utilidade manter um frasco de Rescue no consultório (fica a sugestão).
Para os pacientes que apresentam medo fóbico, descontrole exacerbado, bom seria um tratamento com florais, antes de iniciar o tratamento odontológico. Há várias essências específicas para o medo (veja aqui). Elas vão auxiliar no reforço das qualidades necessárias para vivenciar a situação com menos desgaste.
Sonia Rocha - Terapeuta Floral

4 comentários:

  1. Confesso que sempre fui ao dentista com muito receio e odeio o som do "motorzinho", rs.
    bjox

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o motozinho é o grande problema!:(

    Mais nunca tive medo! Receio sim!!Mas, medo não!!

    Bela Tarde!

    Beijos
    Elaine

    ResponderExcluir
  3. Sonia!

    Adorei teu Blog!
    Tenho Depressão pós-traumatica . Estou com uma Psiquiatra que me mandou a um Psicologo! Vou ainda começar a terapia e acho que estou fugindo pois ainda não decedi por que proficional escolher!

    Parabéns pelo BLOG!!

    Beijos
    Elaine

    P.S.: Sim tambem amo os The Monkees !!(risos)

    ResponderExcluir
  4. Elaine, obrigada por me visitar e pelos elogios.
    Se quiser minha ajuda para decidir sobre a terapia, escreva-me. Terei imenso prazer em ajudá-la. Volte sempre.
    Um abraço
    Sonia

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.