DIFERENÇA ENTRE CONSULTA E TERAPIA

Fico muito feliz com os contatos dos meus visitantes. No entanto, uma grande maioria quer apenas uma indicação de floral. Sinto-me na obrigação de esclarecer que não é bem assim que funciona.

O tratamento com florais exige muito mais do que uma simples indicação. Esclarecimentos sobre uso de florais estão em vários Posts que já publiquei. Veja aqui e aqui .

No entanto, se faz urgente esclarecer a diferença entre o que é uma consulta e o que é uma terapia, na abordagem com Florais.

Consulta é quando a pessoa quer uma indicação de floral para amenizar um problema que a aflige no momento. Particularmente, não acho que seja possível resolver qualquer problemática dessa forma. Veja aqui. Mas, considerando que a pessoa conheça o sistema floral e apenas esteja em dúvida sobre a escolha que fez, uma troca de impressões pode ser válida sim. Nesse caso, uma simples consulta pode ajudar.

Terapia é diferente de Consulta. A expectativa não é a solução imediata de um problema e sim o desenvolvimento de um processo de auto conhecimento que vai esclarecendo gradativamente os motivos da queixa inicial. Esse procedimento requer continuidade.

Em ambos os casos, Consulta ou Terapia, há um custo. Mande-me um e-mail solicitando valores e procedimentos para Consulta ou Terapia. Não esqueça de enviar um endereço pessoal para resposta. Terei imenso prazer em responder. mercuriana2009@gmail.com


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Síndrome do Pânico - parte 2


Olá amigos (as) leitores. Demorei a retornar porque estive viajando. Mas estou de volta e pronta para dar seqüência ao nosso tema.
Vimos no post anterior o mecanismo físico da Sindrome do Pânico. E, como prometido, vamos conhecer um pouco dos caminhos alternativos, no caso, Florais de Bach,  para recuperar a segurança necessária e superar essa "praga" que  impede de viver a vida com saúde e alegria.
Embora nem sempre a pessoa ansiosa desenvolva a Sindrome do Pânico, a ansiedade  é o estopim da crise.
Como foi dito, medicação e terapia são essenciais.
Alguém que está numa crise de ansiedade, dificilmente conseguirá seguir instruções, principalmente quanto à posologia proposta no tratamento com florais (4 gotas 4 vezes ao dia).
Eu costumo orientar meus pacientes a iniciar com RESCUE que pode ser em dose única, caso o estado de prostração esteja instalado. Esse floral vai equilibrar e fazer aflorar as forças necessárias para que as outras essências sejam melhor assimiladas. Então, mais harmonizado e consciente, é possivel dar início ao tratamento propriamente dito, com as essências específicas para cada caso. Evidentemente algumas do grupo do Medo estarão sempre presentes na fórmula indicada.
ASPEN: atua sobre o medo de causas desconhecidas. Maus pressentimentos, premonições, superstições.
CHERRY PLUM: no estado negativo, a pessoa sofre com o medo de perder o controle sobre a própria vontade. Sente que está perdendo o juízo e por isso acha que é capaz de fazer coisas terríveis.
MÍMULUS: refere-se aos medos de causas reais. Falar em público (timidez), viajar (acidentes), insetos e répteis, altura, lugares fechados, enfim...uma série de medos que, se não tratados, levam à fobia.
RED CHESTNUT: medo obssessivo, geralmente ligado à preocupação por algo que pode acontecer, a si ou aos outros. Neste caso a ansiedade é exagerada e a pessoa acaba sufocando os outros, seja pela preocupação com o que pode acontecer a eles, ou pela atitude negativa diante dos acontecimentos.
ROCK ROSE: é o último floral que compõe do grupo do medo. Engloba todos os sentimentos relacionados ao pânico: angústia, ansiedade, terror, choques, traumas, depressão, desespero, esgotamento, fobia. Por isso, é uma das essências que compõem o Rescue.
É muito importante lembrar que , no decorrer do tratamento, novos sentimentos vão surgindo e as flores vão sendo substituídas. Também é necessário empenho e persistência. Um período mínimo pode levar 3 meses e chegar, na maioria dos casos, até um ano. Enfim, cada caso é único e precisa ser analisado em todas as suas nuances.
Veja o caso  dessa paciente, mulher, 40 anos com queixa de pânico. Medos vários: sair na rua, envelhecer, ser assaltada, doenças graves. Dizia ser sensitiva e com isso, absorvia tudo à sua volta.
Após 3 meses de Mimulus e Aspen, a melhora se mostrou quase insignificante. Aprofundando o significado do "sentir medo", ficou claro que havia um ganho psicológico (inconsciente). Sendo "doente", recebia mais atenção. Nesse estágio, outro floral se fez necessário para tirá-la da situação de "criança carente". Aspen foi substituído por Heather (grupo da Solidão). Só então as mudanças começaram a ficar evidentes e o tratamento deslanchou.
Assim é com os florais. Um processo contínuo de substituições. Substituímos o defeito pela qualidade (virtude).
Outro exemplo onde as essências para o medo não são necessárias, é quando a  pessoa ainda não se entregou ao pânico, mas está lutando internamente e sofrendo sem deixar transparecer. Nesse caso, recomendo AGRIMONY, indicado para tortura mental, ansiedade interior e fuga da realidade. Não é muito fácil reconhecer um Agrimony negativo pois a pessoa camufla seu estado interior, mostrando-se alegre, bem humorada, simulando que está tudo bem. Porém, no íntimo, trava uma batalha que geralmente a leva a usar formas negativas de escapismo, excedendo-se na comida, na bebida e até mesmo outras drogas. A transformação principal ocorre quando a alegria e o bom humor passam a representar atitudes autênticas.
Paralelamente ao tratamento com os florais, quando se sentir um pouco melhor, o paciente deve procurar desenvolver atividades físicas ou lúdicas, que já foi provado, liberam endorfinas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. E nunca abandonar a medicação sem consultar o profissional médico.
Sonia Rocha - Terapeuta Floral

7 comentários:

  1. Que bom que você deu contonuidade ao tema, Sonia!

    ResponderExcluir
  2. Nossa minha amiga voltou com a corda toda!!!!
    Escreva mais...inclusive sobre florais de Bach para cachorros.
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  3. ESSES FLORAIS PODEM SUBSTITUIR MEDICAÇÃO DE USO CONTÍNUO? ESTOU "DESMAMANDO" O RIVOTRIL ESTOU ME SENTINDO BEM, MAS GOSTARIA MUITO DE NÃO PRECISAR USAR MAIS MEDICAÇÃO.
    BJS SANDRA

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra, medicação de uso contínuo nos torna escravos. Mas,ainda bem que existem porque ninguém merece sofrer se tiver como evitar. Aliviamos nossas dores quando a usamos mas chegar no ponto de não precisar mais, é uma vitória. Fico feliz em saber que você está "desmamando" e se sentindo bem.
    Quanto aos florais, eles não substituem nenhuma medicação. O que fazem é nos equilibrar. Siga direitinho seu tratamento e use florais para ajudar nessa travessia. Se possível, mantenha sempre por perto um frasco de Rescue. Leia sobre ele e siga as instruções.
    Fique com Deus e não perca a fé.
    Um abraço
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. FIQUEI MUITO FELIZ COM A OPINIÃO SOBRE OS FLORAIS.
    TENHO UMA FILHA COM ESTE PROBLEMA DE MEDO DO INEXISTENTE E VOU PEDIR UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO PARA MONTAR UMA FÓRMULA PARA ELA. SE FOSSE POSSIVEL ME MANDAR POR EMAIL UMA FÓRMULA, FICARIA MUITO GRATA.
    arleteconsultoria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá ,
    Eu sofro de síndrome do pânico a 2 meses já, comecei tomando Pasalix , logo depois o neurologista me passou Aprazolam .. e agora a Psicóloga me passou um dos Florais de Bach : Agrimony ! Ele tá me ajudando bastante , apesar de ainda de vez em quando sentir alguns sintomas. É possível mesmo ser tratado dessa crise apenas com florais ? e em quanto tempo mais ou menos ?

    ResponderExcluir
  7. Olá. Suas dúvidas podem ser melhor esclarecidas com sua Psicóloga. Sem dúvida ela deve conhecer os florais para poder indicá-los. Mas, se quiser informações e esclarecimentos mais detalhados, escreva para meu e-mail pessoal e mande o seu para que eu possa responder.
    obrigada pela visita. Um abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda.Obrigada pela visita.